segunda-feira, 28 de março de 2011

Além do Limpo e do Sujo: Os Sentidos e Sentimentos na Prática da Higiene Alimentar.

Com este trabalho inicio uma série de 6 textos sobre os "Sentidos e sentimentos na alimentação". Como se referem aos cinco sentidos, haverá uma para cada dia da semana. Convidei uma poeta bem mineira para abrilhantar e humanizar os escritos. Trata-se de não outra que não sossa Adélia Prado. Sentem-se à mesa com ela e deliciem-se...

Rozélia Bezerra - coordenadora LabHum-UFRPE.

Além do limpo e do sujo: os sentidos e sentimentos na prática da higiene alimentar.
Por Rozélia Bezerra

Aula-banquete para abertura da disciplina Higiene e Segurança Alimentar. Em 22/03/2011.

Senti-me particularmente honrada quando a Professora Virgínia me chamou para ministrar esta aula de encerramento do semestre letivo no curso de Gastronomia. Ela me explicou que haveria um café da manhã e, em seguida, eu ministraria a palestra.  Imediatamente respondi: - Será uma comemoração...ou seja, é comer e lembrar, festejar e lembrar, e, neste momento lembrei dos Banquetes e dos Symposium da antiguidade, cuja função era exatamente esta: comer e falar sobre alguma coisa de interesse da comunidade...tal qual ocorreu no Banquete de Platão, quando os convidados se reuniram para falar sobre o Amor.
Mas, voltando ao convite fiquei a me perguntar: Por que a professora me pediu isto? Para entendê-la, busquei o programa da disciplina para ver o objetivo: “utilizar os conhecimentos básicos de microbiologia para garantia da higiene e segurança na produção de alimentos”. Para conseguir isto, estudem-se leis, tratados, manuais, fluxogramas. A partir desta perspectiva fiquei, como se diz popularmente, matutando e me fiz a seguinte pergunta: e as pessoas envolvidas neste processo não contam? Eu mesma achei a resposta: Contam tanto que a professora Ana Virgínia me chamou para falar sobre outras faces da higiene. Disse-me ela “Fale alguma coisa sobre “além do limpo e do sujo na higiene alimentar”.  Aí veio uma questão de lógica: o tema “além do limpo e do sujo na higiene alimentar” é muito amplo. Como superar este dilemaa?! Pois muito bem, como estava aprontando aula para outro curso sobre a higiene dos sentidos e sentimentos, achei por bem falar para vocês sobre isto. Deste modo dei o seguinte título à nossa conversa: Além do limpo e do sujo ou os sentidos e sentimentos na prática da higiene alimentar.
Veio então, uma questão de método: como farei para abordar sentidos e sentimentos voltados para a higiene dos alimentos? E, então, tive uma idéia: Ler, e, ao mesmo tempo, cheirar, tocar, ver, ouvir e comer com vocês. Ou seja, usar todos os sentidos e os sentimentos... e, ao mesmo tempo, comemorar com vocês...comer e memorar, comer e lembrar com vocês. Para abrir a janela da alma, convido Adélia Prado, através de um poema intitulado: Sensorial.



SENSORIAL – Adélia Prado
Obturação, é da amarela que eu ponho.
Pimenta e cravo,
mastigo à boca nua e me regalo.
Amor, tem que falar meu bem,
me dar caixa de música de presente,
conhecer vários tons pra uma palavra só.
Espírito, se for de Deus, eu adoro,
se for de homem, eu testo
com meus seis instrumentos.
Fico gostando ou perdôo.
Procuro sol, porque sou bicho de corpo.
Sombra terei depois, a mais fria.

2 comentários:

  1. "Procuro sol, porque sou bicho de corpo.
    Sombra terei depois, a mais fria." Achei perfeito. :)

    ResponderExcluir
  2. Minha cara, isto é a mais que perfeita Adélia Prado...teremos oportunidade de lê-la no LabHum.
    um abraço
    Rozélia

    ResponderExcluir